quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A Brisa da Madeira que tarda a chegar ao Continente


      Olá caros leitores, hoje é um dia solarengo e nada melhor que uma boa companhia numa explanada e uma bebida fresca. Quando falamos de bebidas de verão todos têm em mente uma cerveja fresquinha, uma coca-cola com gelo ou um 7up com limão. Cada qual tem a sua preferência, e há quem se fique por uma boa e saudável água fresca. A bebida que me lembra o verão é uma bebida caricata pelo seu nome, uma Brisa.
      Não é a Brisa que corre nas praias no verão, nem a companhia que gere as auto-estradas mas sim a marca Madeirense de refrigerantes. Esta marca é um traço característico da Ilha, sendo que é um dos produtos que deixa mais saudade ás pessoas que já não estão em seu território. A Empresa de cerveja da Madeira (ECM) é a maior empresa regional de produção e distribuição de bebidas, certificada pelas normas nacionais e europeias (ISO 9001 e ISO 14001). Fabrica, comercializa e distribui marcas próprias de cervejas, refrigerantes e águas. A ECM é também representante de marcas prestigiadas noutras categorias (espirituosas, vinhos, sumos e néctares, águas, leites, azeites, vinagres e molhos). Esta empresa faz parte do universo do Grupo Pestana, maior grupo hoteleiro português, já com forte investimento internacional, sendo que é a qualidade e garantia das marcas da ECM. Esta qualidade deve-se sobretudo a uma longa experiência fabril dos seus mais de 130 anos. Além da Brisa, a ECM apresenta ainda as marcas de cerveja coral e Zarco. Na gama dos refrigerantes conta ainda com o Brisol e a Laranjada.


      A Brisa é uma marca genérica que conta com quatro sabores, Brisa maracujá, Brisa maçã, Brisa limonada e Brisa laranja. A mais apreciada pelo público é a Brisa maracujá, foi criada em 1970 sendo o 1º refrigerante no mundo produzido com base de sumo de maracujá puro. O facto da sua produção ser realizada com 100% sumo de maracujá é bem visível quando a garrafa fica em repouso, pois pode verificar-se a separação da água e da polpa que se deposita na parte inferior da embalagem. Dentro dos produtos Brisa a outra bebida que se destaca é a Brisa maçã que apresenta um sabor intenso a maçã comparado com outros refrigerantes.
      A ECM conta com 143 medalhas atribuídas pela Monde Selection, das quais 83 de Ouro e 36 de Grande Ouro. As bebidas com maior número de medalhas são a Coral Branca com 24 medalhas e a Brisa Maracujá com 23 medalhas. A atribuição destas medalhas prova a perseverança e o trabalho realizado pela ECM ao longo dos anos.


      Um facto não compreensível é a falta de distribuição e divulgação deste produto a nível Nacional. Quem vive no território continental e nunca visitou a Ilha da Madeira não conhece este produto. Diversos são as pessoas que por motivo de trabalho saíram da ilha rumo a Portugal Continental e sentem saudades desta maravilha madeirense. Apresentando estes níveis de qualidade e reconhecimento deveria ser uma bebida de consumo nacional e com uma maior força. Nos últimos tempos algumas cadeias de comércio como o grupo LIDL e o Pingo Doce têm vindo a trazer estes produtos, ainda com baixa frequência para as prateleiras dos seus supermercados. O preço apresentado por estes é que os torna pouco apelativos e não têm permitido mostrar o real potencial. Esperemos que este cenário venha a mudar e em breve a Brisa da Madeira chegue ao “Continente” trazendo assim seu belo sabor nos dias de verão.
      Esta é a Brisa que vos trago hoje, uma marca de prestígio, que está ainda pouco divulgada mas que poderia invadir as explanadas e casas num Verão futuro. Espero que tenham gostado e continuem a acompanhar este Portugal Potencial.

Autor: Hector Nunes



Sem comentários:

Enviar um comentário